Preocupações
Quando falamos em lixo electrónico, a primeira coisa em que pensamos são os incómodos spam que ocupam espaço na caixa de correio, podendo trazer com eles código malicioso. Porém, porém não é deste lixo que estamos a falar.
Os resíduos electrónicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês), são um tipo de lixo que nos preocupa de momento. Esse lixo consiste em aparelhos electrónicos não reaproveitáveis, tais como: computadores, telemóveis, PDAs, câmeras digitais, MP3 player. Também e considerado lixo electrónico os electródomesticos tais como: Frigoríficos, microondas, televisões, leitores de vídeos, aparelhagens sonoras, etc.. Ao serem deitados fora podem puluir o ambiente, contribuindo assim, para uma má qualidade de vida no planeta.
Estes equipamentos são produzidos a partir de substancias nucivas e uma vez deitados fora, de forma incorrecta e em locais pouco apropriados, tornam-se um problema grave para o meio ambiente.
____________________________________________________________________________________
Números que impressionam
Para se ter uma ideia, os resíduos electrónicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isto quer dizer que 50 milhões de toneladas são deitadas fora todos os anos pela população do mundial.
Em (Portugal), a recolha de resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (EEE) é já uma prática comum, ainda que não completamente generalizada.
Existem várias entidades que recolhem estes resíduos para posterior valorização e a população demonstra já alguma sensibilidade para a deposição diferenciada destes lixos.
________________________________________________________________________________________________
Troca frequente de equipamentos
Na vida moderna, a frequência de troca de equipamentos electrónicos é muito elevada. Equipamentos que antigamente duravam anos, hoje tornam-se obsoletos muito rapidamente. Os lançamentos mundiais e o avanço tecnológico fazem com que surjam, todos os dias, novos equipamentos no mercado, criando assim novos hábitos de consumo.
O utilizador médio de computadores nos Estados Unidos troca os seus equipamentos com muita frequência (18 a 24 meses), produzindo assim mais lixo.
Muitos dos materiais utilizados nos computadores são retirados directamente da natureza. Isto cria-nos a preocupação da correcta reciclagem destes equipamentos.
____________________________________________________________________________________
Componentes tipícos de um computador
Um computador medio é feito de elementos básicos, conhecidos de todos, como plásticos e metais, mas também de componentes extremamente prejudiciais à saúde, como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc..
Os danos causados pelos componentes tóxicos são diversos. A seguir são citados os principais efeitos nocivos ao organismo:
Arsénio: causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar cancro no pulmão.
Onde é utilizado: telemóveis.
Belírio: causa cancro no pulmão.
Onde é utilizado: computadores, telemóveis.
Cádmio: provoca envenenamento, danos nos ossos, rins e pulmões.
Onde é utilizado: computadores e baterias de portáteis.
Chumbo: provoca danos no sistema nervoso e sanguíneo.
Onde é utilizado: computadores, telemóveis, televisões.
Mercúrio: provoca danos cerebrais e ao fígado.
Onde é utilizado: computadores e monitores.
PVC: quando queimado e inalado pode causar problemas respiratórios.
Onde é utilizado: em condutores eléctricos e as estruturas dos equipamentos.
A partir do momento em que estes elementos tóxicos são enviados para os lixões convencionais, poderão contaminar o solo e a água.
________________________________________________________________________________________________________________
Onde Reciclar
Como vimos é preciso é preciso reciclar de forma conveniente todos os equipamentos electrónicos abatidos. Existem várias empresas que lidam com este tipo de reciclagem.
Outra opção é a doação ás organizações que trabalhem com a inclusão digital.
Para os (Telemoveis), procure as lojas dos respectivos operadores.
Para as (pilhas) e (baterias), procure um Pilhão.
Para os (tinteiros), procure lojas especificas para a reciclagem.
Para os (electrodomésticos), procure doá-los a pessoas carentes ou entregue-os nos locais onde os possam reutilizar. Tenha em mente que para muitas pessoas os nossos equipamentos obsoletos podem ser bem-vindos.
Uma dica para reciclar seu computador da melhor forma possível, caso não hajam condições reutilização é a desmontagem e divisão dos seus compunentes. Assim poderá separar os compunentes de metal e plástico para que tenham um destino correcto.
E você? Como anda o teu espírito reciclador? Deitas os teus aparelhos electrónicos no lixo comum ou dás-lhe um destino seguro a eles?
Editado por: Administrador Geral, Sérgio. às 13:03 04/05/2012